sexta-feira, setembro 09, 2005

Uma noite com o violino de François Sochard

Ontem à noite fui assistir a um ótimo concerto na linda igreja do Mosteiro de São Bento no Centro, que comemorava os 120 anos da Aliança Francesa no Rio.

O violinista francês François Sochard tocou Bach e Mozart e a orquestra que o acompanhava, da UniRio, regida por Guilherme Bernstein Seixas, também fez bonito e foi um programa muito legal.

A terceira parte do programa, a Sinfonia Fúnebre de Haydn, foi executada somente pela orquestra, sem o solista. Pena que quando chegamos, meia hora antes do espetáculo, já não havia mais lugares, e assistimos à todo o concerto de pé...

Uma curiosidade sobre o Sochard é que ele aos 11 anos, já se apresentava como solista de orquestra. Após ter obtido os primeiros prêmios de violino e música de câmara do Conservatório Superior de Música de Paris, apresentou-se em concertos por toda a europa, Ásia e E. Unidos. A beleza da sonoridade de seu violino, sua sensibilidade e sua técnica impecável, levaram-no a ser considerado como um dos melhores violinistas de sua geração (ele nasceu em 1979). Ele se apresenta pela primeira vez em turnê no pais como parte das comemorações dos 120 anos da Aliança.

Preciso registrar aqui também, que na primeira parte do programa, Sochard foi acompanhado por outro excelente violinista francês, chamado Clément Dumortier. Ele solou alguns momentos de Bach que parecia que o violino falava. Nunca tinha ouvido nada igual.

Eu tirei uma foto do concerto com meu celular, mas não estou conseguindo mandar para o meu e-mail. Vou tentar achar alguma coisa do mosteiro e do Sochard para vocês.

O violinista:




O cenário:



O mosteiro foi fundado em 1590, séc. XVI.

Nenhum comentário: