sexta-feira, julho 18, 2003

Proteção à língua francesa



"Tradicionalmente avessos a anglicismos e a outras "intervenções" estrangeiras em sua língua, os franceses decidiram nadar contra a corrente e abolir uma das palavras que se tornaram mais populares no mundo nos últimos anos: e-mail.

O Ministério da Cultura da França divulgou uma circular proibindo o uso da palavra inglesa e ordenando que ela seja substituída - em escritórios do governo, documentos, websites e comunicados oficiais - pelo termo "courriel", contração da expressão "courrier electronique" (correio eletrônico em francês).

Segundo a Comissão Geral sobre Terminologia e Neologismos do ministério, os usuários de internet na França já estão usando amplamente a nova expressão no lugar do e-mail. "Com um som muito francês, a palavra courriel é amplamente usada na imprensa e compete com vantagem com a palavra emprestada do inglês, e-mail", afirmou a comissão em nota semana passada. " (Globo On - 18/07/2003)

Já pensou se a moda pega?...Só mesmo o enorme orgulho dos franceses por seu idioma e cultura para tomar uma atitude destas. Se eles forem proibir todas as palavras inglesas, o Min. da Cultura de lá vai ter bastante trabalho...

Nenhum comentário: