quarta-feira, setembro 03, 2003

Ciência comprova: pensamento positivo faz bem à saúde.

(GloboNews.com) Pensamento positivo faz bem à saúde, sim, constatou a primeira pesquisa que comparou atividade cerebral ao desempenho do sistema de defesa do organismo humano. Um grupo de cientistas da Universidade de Madison, nos EUA, disse ter comprovado o vínculo entre um padrão de atividade cerebral associado a reações positivas a emoções com uma resposta mais vigorosa do organismo contra infecções. Os resultados do estudo serão publicados na edição on line da respeitada revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences", dos EUA.

"As emoções desempenham um importante papel na modulação dos sistemas do corpo que influenciam nossa saúde. Nós nos voltamos para o cérebro para entender os mecanismos pelos quais a mente influencia o corpo", contou, em um comunicado, o neurocientista Richard Davidson, que chefiou a pesquisa.

"O estudo estabelece que pessoas com um padrão de atividade cerebral que foi associado a um estilo afetivo positivo também são as que mostram melhor resposta à vacina contra gripe", avaliou Davidson. "Isso começa a sugerir um mecanismo por que sujeitos com uma disposição emocional mais positiva são mais saudáveis."

Nenhum comentário: