segunda-feira, setembro 08, 2003

Nova descoberta da ciência pode ajudar no tratamento da obesidade

(Globo On) Cientistas encontraram pistas de como um tipo de gordura natural pode acabar com a sensação de fome. A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de um novo tipo de tratamento para a obesidade.

Em um estudo publicado na revista científica britânica "Nature", cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) disseram ter mostrado como o ácido graxo OEA (sigla para aleyethelanolamide), encontrado em alimentos consumidos comuns na dieta média das pessoas, liga-se a células para enviar um sinal de saciedade.

- Em estudos anteriores descobrimos que o OEA pode ser um importante regulador dos hábitos alimentares. Mas não sabíamos como ele funcionava - afirmou Daniele Piomelli, professora de psiquiatria e de farmacologia na Faculdade de Medicina da universidade.

Os pesquisadores alimentaram dois grupos de camundongos com dietas com ricas em de gordura. Um grupo era normal e o outro, mutante - geneticamente modificados para não apresentar os receptores celulares para o OEA.

Depois de os camundongos terem engordado, receberam tratamento com o OEA por quatro semanas.

Os animais normais comeram menos e perderam peso com o tratamento, que não teve efeito sobre os camundongos privados dos receptores celulares.

O fato sugere que esses receptores desempenham um papel importante no processo pelo qual a gordura diz ao corpo sobre quando parar de comer.

Nos camundongos normais, o OEA também diminuiu a quantidade de colesterol, ao reduzir os níveis de óxido nítrico, indutoras da fome.

- Isso mostra que os receptores não são apenas necessários para a ação do OEA na redução da fome e do peso, mas também para a estabilidade e manutenção gerais de nosso sistema alimentar - afirmou Piomelli.

Nenhum comentário: