sexta-feira, setembro 12, 2003

Uso contínuo da pílula reduz sintomas da endometriose

(Globo On) - Mulheres com endometriose podem obter alívio da dor e do sangramento intenso durante a menstruação usando pílula anticoncepcional continuamente, disseram pesquisadores nesta quinta-feira. Já se sabia que contraceptivos orais podem aliviar o mal-estar da endometriose, mas as pacientes costumam reclamar que os sintomas voltam justamente durante a pausa costumeira de uma semana dada mensalmente na administração da pílula.

A endometriose é o crescimento de tecido que deveria ocorrer na parede interna do útero em outras áreas - como ovários, trompas e bexiga. Os sintomas incluem cólicas intensas, hemorragia e infertilidade. Apenas no Canadá e nos EUA, a doença afeta 5,5 milhões de mulheres.

Não há cura para a endometriose. O tratamento inclui cirurgia, hormônio e analgésicos.

Uma equipe da Universidade de Milão testou o uso do anticoncepcional em 50 mulheres que se submeteram a cirurgia para correção da endometriose e que ainda se queixavam de dores.

Em um artigo publicado na revista especializada "Fertility and Sterility", o grupo sugere uma maneira de as mulheres que tomam pílula reduzirem os sintomas.

Depois de dois anos, 80% das mulheres se disseram satisfeitas com o tratamento, relatando menos dor e sangramento.

"Se as mulheres que sofrem de endometriose não estão prontas para engravidar, o uso contínuo de anticoncepcional oral é uma das melhores maneiras de lidar com a dor", disse, em um comunicado, a médica Marian Damewood, presidente eleita da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, que publica a revista. "É reversível, então a fertilidade futura se mantém como opção, e se os efeitos colaterais forem mais desagradáveis do que o alívio garantido da dor, o remédio pode ser facilmente suspenso. O anticoncepcional oral é uma alternativa excelente."

Muitos médicos dizem que o uso contínuo de anticoncepcionais, suprimindo a menstruação, não traz prejuízo à saúde. No início deste mês, a FDA, agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA, aprovou um anticoncepcional que permite às mulheres mentruarem apenas quatro vezes por ano.

Nenhum comentário: