sexta-feira, outubro 03, 2003



A Felicidade segundo cada cultura

Reuters/LONDRES - É difícil comparar culturas, profissões e religiões, mas as pessoas na América Latina, no Ocidente da Europa e na América do Norte são mais felizes que as da Europa do Leste e na Rússia. Ao menos é o que afirma uma análise dos níveis de felicidade feita em 65 países, a World Values Survey.

No ranking, a Nigéria tem a maior porcentagem de pessoas felizes, seguida por México, Venezuela, El Salvador e Porto Rico. Rússia, Armênia e Romênia têm as menos felizes, diz o estudo.

"A Nova Zelândia ficou em 15% lugar em satisfação total, os EUA em 16º, a Austrália em 20º e a Grã-Bretanha em 24º - apesar de a Austrália bater os três no que diz respeito à felicidade diária", disse a revista "News Scientist", que publicou o estudo, nesta quarta-feira.

Mas a revista semanal afirma que os fatores que tornam as pessoas felizes variam. Sucesso pessoal, auto-expressão, orgulho e um a auto-estima em alta são importantes nos EUA.

"No Japão, enquanto isso, (a felicidade) vem da satisfação da família, do cumprimento das responsabilidades sociais, da auto-disciplina, da cooperação e da amizade", diz a revista.

A pesquisa é uma investigação internacional de mudanças sócio-culturais e políticas, conduzida a cada quatro anos por uma rede internacional de cientistas sociais. Ela inclui perguntas sobre o quão felizes as pessoas são e se estão satisfeitas com a vida.

Isso confirma a máxima que dinheiro não traz felicidade...

Nenhum comentário: