quinta-feira, outubro 09, 2003

Nada como uma boa noite de sono...

(Globo On line) - Nada supera uma boa noite de sono, especialmente se for para recuperar a memória ou aumentar a capacidade de aprender uma língua, afirmaram cientistas nesta quarta-feira.

Os benefícios de se dormir bem são bastante conhecidos, mas pesquisadores da Universidade de Chicago apresentaram provas científicas para mostrar que quando dormimos a atividade cerebral encoraja formas mais complexas de aprendizado.

"Dormir tem ao menos dois efeitos diferentes no aprendizado", disse Daniel Margoliash, da Universidade de Chicago. "Dormir consolida a memória, a protege contra interferências subseqüentes ou contra a deterioração. Dormir também parece recuperar e restaurar a memória", disse ele, em relato publicado pela revista especializada "Nature".

Margoliash e seus colegas testaram a capacidade de três grupos de estudantes universitários de entender palavras geradas por um sintetizador de voz. Eles mediram sua habilidade de reconhecer as palavras e então os treinaram a fazê-lo.

Após testar o primeiro grupo, uma hora depois do treinamento, 54% reconheceram as palavras, mais que o dobro do número registrado antes do treinamento. O segundo grupo foi treinado pela manhã e testado 12 horas depois. Apenas 10% tiveram performance melhor que antes do treinamento. Mas estudantes treinados durante a noite e testados na manhã seguinte, após uma noite de sono, aumentaram sua performance em 19 pontos percentuais.


Nenhum comentário: