quarta-feira, novembro 19, 2003

Eu só quero chocolate!





Pesquisadores americanos dizem tem ter encontrado mais um bom motivo para se apreciar uma xícara de achocolatado quente numa noite de inverno.

Um estudo na Universidade de Cornell mostrou que O cacau em pó tem duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e três vezes mais que o chá verde.

Já se sabia que o cacau era rico em antioxidantes, mas a quantidade encontrada, comparada à dos outros dois produtos, com seus renomados benefícios à saúde, surpreendeu os cientistas.

O cacau mostrou-se repleto em fitoquímicos fenólicos, ou flavonóides, o que sugere de antioxidantes que podem ajudar a evitar o câncer, doenças cardíacas e outras doenças.

"Se tivesse feito uma previsão antes dos testes, teria escolhido o chá verde, como o composto de maior atividade antioxidantes. Quando comparamos uma porção de cada bebida, o cacau surgiu como o de maior atividade antioxidante, e isso me surpreendeu", contou, em um comunicado, o chefe da pesquisa, Chang Y. Lee, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Cornell.

Os pesquisadores alertam, porém, que, apesar de barras de chocolate apresentarem grande quantidade de antioxidante, "os benefícios à saúde ainda são controversos por causa da presença de gordura saturada", diz Lee. O melhor, para o pesquisador, é usar cacau em pó, numa boa xícara de leite quente desnatado.

A pesquisa será publicada na edição de 3 dezembro da revista especializada "Journal of Agriculture and Food Chemistry, da Sociedade Americana de Química.

Nenhum comentário: