quarta-feira, dezembro 10, 2003

Música pela paz!

Orquestra Nacional do Iraque faz concerto nos EUA

Globo On - A Orquestra Nacional do Iraque se apresentou nesta terça-feira para uma platéia americana, incluindo o presidente George W. Bush, num concerto em que seu diretor, Hisham Sharafa, espera que possa conter as imagens negativas de seu país.

- Não temos somente camelos e desertos, temos pessoas educadas. Este é o primeiro passo para mostrar ao povo americano que os iraquianos são pessoas amigáveis que gostam de paz - disse Sharafa.

Os 60 integrantes da Orquestra Nacional Iraquiana tocaram ao lado da Orquestra Sinfônica Nacional dos EUA e do violoncelista Yo-Yo Ma para uma casa cheia no Kennedy Center, que patrocinou a viagem juntamente com o Departamento de Estado dos EUA.

Sharaf disse que estava preocupado com o fato dos americanos só verem imagens ruins do Iraque na televisão e que seu concerto, usando a música como "uma linguagem internacional da paz, poderia melhorar isto.O presidente do Kennedy Center, Michael Kaiser, que teve a idéia de convidar a orquestra durante a visita que fez a Bagdá há alguns meses, reforçou suas palavras quando disse ao público que as artes têm "o poder de ensinar e de provocar mudanças".

Resta saber se o Bush entendeu a mensagem de paz...

Nenhum comentário: