terça-feira, dezembro 02, 2003

Uma guia para as compras de Natal

Globo On Line/RIO - A Defesa do Consumidor da Câmara dos Vereadores preparou um manual com dez dicas para evitar aborrecimentos na hora das compras de Natal. Confira as dicas:

1 - Nunca esqueça de pedir a nota fiscal que é o seu comprovante de compra para poder reclamar em caso de defeito do produto.

2 - Pesquise preços e produtos. Use o telefone, veja os jornais e consulte os sites das lojas. Com isso você irá economizar tempo e dinheiro.

3 - Só compre produtos com instruções em português. A última novidade da tecnologia pode ser inútil se o manual estiver em outro idioma. Caso o produto seja importado, confira se há assistência técnica e peças de reposição no Brasil e exija o teste na sua frente.

4 - Tente sempre um desconto. De modo geral, os vendedores estão preparados para dar abatimentos, desde que o freguês peça.

5 - Por trás de ofertas imperdíveis podem estar escondidos juros enormes, por isso sempre compare o total a prazo com o preço à vista. Quanto maior o número de prestações, mais caro fica o preço final.

6 - Nem sempre a menor taxa de juros é a melhor compra. Lojas que oferecem pagamento em "x vezes sem juros" já embutiram a taxa no preço inicial do produto por isso a mercadoria nesses locais acaba saindo normalmente mais cara.

7 - O preço à vista deve valer também para o pagamento com cartão de crédito. Se o vendedor insistir num preço maior, mude de loja e reclame na Comissão de Defesa do Consumidor.

8 - Se for usar cheque, tome alguns cuidados na hora de preenchê-lo: use sua própria caneta e não deixe espaços em branco. Se o chegue for pré-datado coloque o nome do favorecido, não endosse e escreva a data em que ele deverá ser depositado. Também é aconselhável registrar o número do cheque na nota fiscal. Desse modo, se o cheque for apresentado antes da data combinada, você poderá reclamar na Justiça.

9 - O Código de Defesa do Consumidor só garante o direito à troca do produto se ele tiver defeito de fabricação. Ao realizar a compra pergunte sempre qual o período de troca, que varia de loja para loja. Se você não gostou da cor da camisa, a troca vai depender da boa vontade do lojista.

10 - Em caso de problemas ou para obter mais informações entre em contato conosco ou consulte o Código de Defesa do Consumidor.

Quer saber mais? A Comissão de Defesa do Consumidor tem um guia que é distribuído gratuitamente. Para ter um basta ligar para os números 3814-2200, 2210, 2220, 2230, pelo endereço eletrônico defesadoconsumidor@camara.rj.gov.br ou pessoalmente na Praça Floriano, s/n sala 301.

Nenhum comentário: