sexta-feira, março 26, 2004

Computador, celular e TV influenciam no sono das crianças


(Globo On) - Os computadores, videogames, televisores e telefones celulares estão roubando das crianças horas de sono preciosas, segundo um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgado nesta sexta-feira.

Vinte por cento das crianças dormem agora entre duas e cinco horas a menos do que seus pais o faziam quando tinham a mesma idade, revelou a pesquisa, realizada com mil pais e mães.

O estudo considera que deveria haver uma rotina, já que ver televisão, jogar videogame ou usar o computador imediatamente antes de deitar impede que as crianças cheguem à cama relaxados, o que lhes rouba horas de sono e descanso.

Outro problema, constataram os cientistas, é que o telefone celular é usado em um período no qual os pais supõem que as crianças estejam descansando - debaixo das cobertas, elas continuam enviando mensagens.

- Sabemos que reduzir a qualidade e a quantidade de sono pode prejudicar a saúde física e mental das crianças - comentou Wiggs.

O estudo assinala que, para descansar adequadamente, qualquer pessoa precisa ir para cama preferencialmente no mesmo horário, todas as noites, fazer exercícios durante 20 a 30 minutos até cinco horas antes de ir dormir, evitar a cafeína, a nicotina e o álcool e manter o quarto mais fresco que o restante da casa.

Nenhum comentário: