terça-feira, abril 27, 2004

Cacos e Velharias



Quem me conhece, sabe que pareço uma arqueóloga frustrada, adoro uma velharia, um brechó de móveis antigos, sou louca por castelos, fortes, ruínas greco latinas, essas coisas...Por isso, não resisti de comentar aqui sobre a recente descoberta no Egito de várias múmias e sarcófagos em excelente estado de conservação. Quando vou a um museu que tem uma seção de egiptologia, fico fascinada. Veja matéria abaixo. A foto é da matéria, reparem o ótimo estado da pintura.

(Globo On) Arqueólogos egípcios e franceses relataram nesta segunda-feira a descoberta de mais de 50 múmias enterradas em canais subterrâneos ao Sul do Cairo. As múmias datam do primeiro milênio antes de Cristo.

Algumas das múmias, envoltas em linho e guardadas em sarcófagos de pedra e madeira, estão em excelente estado de conservação para o período, disse Zahi Hawass, o presidente do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Hawass disse que os egípcios usaram uma rede de canais e corredores subterrâneos por vários séculos, desde a 26ª dinastia (664-525 a. C.) até o período de Ptolomeu (nome de dois antigos reis egípcios macedônicos), que terminou com a morte de Cleópatra, em 30 a. C.

- Eu nunca havia visto uma múmia desse período que fosse tão única, bem preservada. O linho a recobre de uma maneira linda - disse Hawass.

Ele disse que os envoltórios de algumas múmias possivelmente contêm centenas de amuletos de ouro, o que é típico desse período.


Nenhum comentário: