sexta-feira, maio 07, 2004

Paixão torna homens e mulheres mais parecidos

Assunto bastante interessante...Mas, o que mais me impressionou, foi o final onde diz que o efeito só durou 2 anos...lamentável!

(Globo On) A paixão, sentimento ao mesmo tempo louco e alegre, altera os níveis de testosterona em homens e mulheres, mexendo com a masculinidade ou feminilidade dos cônjuges.

Um estudo italiano divulgado nesta quarta-feira pela revista britânica "New Scientist" mostra que, quando um casal se apaixona, o nível de testosterona diminui nos homens e aumenta nas mulheres, para que eles fiquem mais parecidos.

"Homens apaixonados têm níveis menores do hormônio sexual masculino, ligado à agressividade e à libido, do que outros homens", relata a revista. "Por outro lado, mulheres nessa condição têm níveis maiores de testosterona do que as demais".

A cientista da Universidade de Pisa Donatella Marazziti fez a descoberta após estudar 24 pessoas apaixonadas.

"É como se a natureza quisesse eliminar o que pode ser diferente em homens e mulheres, porque é importante sobreviver nesse estágio", disse ela.

Nem todos os cientistas concordam com a interpretação que Marazziti fez dos resultados, e alguns dizem que a mudança nos níveis de testosterona pode ser resultado da maior atividade sexual.

Seja qual for a razão, o fenômeno não dura muito. Dois anos depois, quando as pessoas da amostra voltaram a ser examinadas e já não estavam tão apaixonadas, seus níveis de testosterona haviam voltado ao normal.


Nenhum comentário: