sexta-feira, junho 25, 2004

Chico deve comemorar os 60 anos em Paris

Tudo a ver com o jeitão tímido do compositor, né?...

Quem procurar Chico Buarque para cumprimentá-lo pelos 60 anos completados neste 19 de junho, correrá sério risco de se decepcionar. Há meses o compositor vem anunciando que pretende passar a data como gosta: sem ninguém para incomodar e, de preferência, em Paris.

A capital francesa é o seu refúgio desde que comprou um apartamento no boêmio bairro do Marais. Em visitas esporádicas - mais de uma por ano, freqüentemente - o compositor é visto caminhando pelas ruas ao lado da ex-mulher, mas sempre companheira de viagem, Marieta Severo ou de amigos como o compositor Edu Lobo e o cineasta Ruy Solberg.

Mas a estreita relação com Paris não é o único laço afetivo que Chico mantém com a Europa. O compositor se auto-exilou na Itália em janeiro de 1969. Durante pouco mais de um ano, fez uma série de shows com Toquinho, gravou um disco de samba em italiano com Ennio Morricone e trocou profícua correspondência com os amigos Vinícius e Tom.

Na infância, Chico morou no mesmo país com a família durante quase cinco anos, enquanto o pai, Sergio Buarque de Hollanda, lecionava na Universidade de Roma. Lá, estuda numa escola americana e aprende inglês e italiano.

Nenhum comentário: