terça-feira, agosto 24, 2004

Descoberta no Perú ruína de cidade do chamado povo das nuvens, anterior aos Incas

Uma cidade erguida por um dos povos antigos mais misteriosos da América do Sul foi encontrada por arqueólogos peruanos e americanos no meio da floresta amazônica, nas encostas dos Andes, no Peru. Construída pelos chachapoyas há 1.300 anos, a cidade preserva ainda casas, muros e mesmo múmias de alguns de seus habitantes.

Os chachapoyas antecederam os incas e já estavam em decadência quando os conquistadores espanhóis chegaram, no século XVI. O hábito de sepultar seus mortos em escarpas praticamente inacessíveis e erguer povoados em lugares de acesso difícil fez com que ficassem conhecidos como povo das nuvens. Arqueólogos esperam que a descoberta das ruínas da cidade os ajude a conhecer melhor a cultura chachapoya.

A cidade foi descoberta pela equipe do peruano-americano Sean Savoy, filho do Gene Savoy, um lendário descobridor de tesouros incas. Durante séculos, a floresta manteve ocultas as ruínas, ainda muito bem preservadas. Segundo Savoy, a cidade era protegida por muros de pedra e, em seu apogeu, deve ter abrigado mais de dez mil habitantes. Após o desaparecimento dos chachapoyas, a cidade foi ocupada pelos incas, mas acabou sendo abandonada e esquecida na selva.

Nenhum comentário: