sexta-feira, agosto 20, 2004

Ruínas de cidade pré-histórica encontradas no Saara Ocidental

Quem me conhece sabe como eu curto velharias, sou uma arqueóloga frustrada, já disse isso aqui no Blog há um tempo atrás. Por isso, vibro quando leio uma notícia como essa aqui. Acredito que ainda existe muita história enterrada, que será descoberta no futuro...espero ainda estar viva para ver.

(Globo On) Os restos de uma cidade pré-histórica que remonta a 15 mil anos e que teria pertencido à antiga civilização berbere foi descoberta no Saara Ocidental, disse a imprensa de Marrocos nesta quinta-feira.
Uma equipe de cientistas marroquinos se deparou acidentalmente com a antiga cidade de Arghilas coberta de areia em região desértica administrada por Marrocos.
Os restos de um templo, de casas e de um cemitério, bem como colunas e gravações em rochas destacando formas de animais, foram achadas perto da cidade de Aousserd, no nordeste do Saara Ocidental.
A região remota é bastante conhecida por suas inscrições pré-históricas em rochas, mas os cientistas acreditam que ela pode crescer em importância se conseguirem provar que as ruínas têm origem berbere, quando acredita-se que tal civilização teria se originado há apenas 9 mil anos.
- Os cientistas trabalham com a estimativa de 15 mil anos por causa do estilo da gravações e o tema dos desenhos - disse em Rabat Mustapha Ouachi, historiador da civilização berbere.
Os berberes eram os habitantes originais do norte da África antes que os árabes chegassem para espalhar o Islã, no século 7.
A população do Saara Ocidental, tomada pelo Marrocos em 1975 quando a Espanha deixou o território, é formada em maior parte por descendentes de berberes e árabes.

Nenhum comentário: