quarta-feira, novembro 10, 2004

Nova droga ajuda a perder e manter peso

(Globo On) Uma droga experimental para emagrecimento ajudou pessoas a perderem quatro vezes mais peso do que um placebo, num estudo clínico de dois anos, cujos resultados vinham sendo esperados com ansiedade.
O remédio Acomplia (rimonabant), do laboratório Sanofi-Aventis, ajudou pacientes a perder quilos e gordura abdominal depois de um ano e manter situação por dois, num estudo apresentado na reunião científica anual da Associação Americana do Coração.
A gordura abdominal é um importante indicador de risco de doença cardíaca. - Eles alcançaram e mantiveram uma perda de peso média de 8,6 quilos, comparados a 2,3 quilos do grupo que tomou placebo - disse o médico Xavier Pi-Sunyer, chefe do centro de pesquisa da obesidade do Hospital de Saint Luke, em Nova York, e principal pesquisador no estudo.
Pacientes que tomaram o remédio ao longo de dois anos também melhoraram significativamente os níveis de colesterol bom (HDL) e reduziram os de triglicerídeos. A sensibilidade à insulina também aumentou. - Acho que você tem um ganho duplo aqui. Um relacionado à perda de peso. Outro à melhoria dos lipídios - disse Pi-Sunyer.
Os resultados do estudo com 3.040 pacientes da América do Norte somaram-se a crescentes indícios positivos sobre a droga, depois da apresentação de dados de uma pesquisa de um ano da Europa. Também aumentou as chances de o laboratório francês obter aprovação das agências reguladoras para colocar o remédio no mercado.
Em estudos anteriores, a droga não apenas ajudou a reduzir peso, mas a parar de fumar. Fumo e obesidade são os principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas.
Os efeitos colaterais incluíram depressão, ansiedade, irritabilidade e náusea. Apesar disso, o remédio vem se mostrando suficientemente seguro.

Nenhum comentário: