sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Cuidado com a 'síndrome do coração partido'...

(Globo On Line) Uma situação extremamente estressante pode provocar um aparente ataque cardíaco, mas na verdade é algo conhecido como "síndrome do coração partido", disseram pesquisadores na quarta-feira ao alertarem os médicos para conhecerem a diferença.

Ao contrário do que acontece nos ataques cardíacos comuns, provocados pelo bloqueio de artérias do coração, a síndrome do coração partido, ou cardiomiopatia por estresse, provocada por uma produção excessiva de adrenalina verificada, por exemplo, após um acidente de carro ou porque um ente querido morreu.

A doença exigiria um tratamento de curto prazo porque o coração, com freqüência, recupera-se sozinho.

Em um estudo publicado na edição desta semana da revista 'The New England Journal of Medicine', pesquisadores comandados por Ilan Wittstein, da Universidade Johns Hopkins (EUA), descobriram que as pessoas podem responder a um estresse emocional repentino liberando adrenalina e outras substâncias químicas na corrente sangüínea.

Essas substâncias podem ser temporariamente tóxicas para o coração, provocando sintomas semelhantes aos verificados no caso de um ataque cardíaco: dor no peito, líquidos nos pulmões, falta de ar e falência do coração. Mas as semelhanças terminam aí. Uma análise mais detalhada usando exames de sangue e ressonância magnética não encontra os sinais típicos de um ataque cardíaco, tais como danos irreversíveis ao músculo ou elevados níveis de certas enzimas.

Nenhum comentário: