sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Mistério sobre a morte de faraó poderá ser desvendado em março

(Globo On) Uma equipe de especialistas espera anunciar em março se os mais recentes testes realizados nos restos mumificados de Tutancâmon trarão evidências capazes de confirmar a teoria de que o faraó-menino foi assassinado. Zahi Hawass, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do governo do Egito, contou que os resultados dos testes de alta tecnologia de raios-X realizados podem explicar a existência de uma lesão no crânio da múmia, que deu origem à hipótese de assassinato.

- Esse buraco no crânio, as pessoas falaram muito sobre ele, nós temos que falar ao público e aos acadêmicos o que ele quer exatamente e por isso precisamos de tempo - disse Hawass. - Estamos terminando as análises e o anúncio com certeza vai ser no início de março.

Apesar de os tesouros e artefatos encontrados em seu túmulo terem sido exibidos em todo o mundo, o corpo mumificado do faraó-menino só foi examinado quatro vezes detalhadamente desde que o arqueólogo Howard Carter encontrou a tumba intacta em 1922.

Os arqueólogos abriram o caixão de Tutancâmon em 1968, quando um exame de raios-X revelou que a rachadura no crânio, que levou à teoria de que o rei foi morto com um golpe na cabeça.

Nenhum comentário: