quinta-feira, março 31, 2005

Música faz milagre

Ouvir a música favorita pode ajudar a diminuir dores, de acordo com psicólogos da Caledonian University, na Escócia. Os resultados da pesquisa serão apresentados nesta quinta-feira na conferência da Sociedade Psicológica Britânica na cidade de Manchester.

Os voluntários do experimento, que convalesciam de pequenas cirurgias, garantiram sentir menos dor. De acordo com o psicólogo Raymond MacDonald, que participou do trabalho, os pacientes disseram ter uma sensação de maior controle sobre o corpo.

Em um segundo momento, a equipe de cientistas pediu que voluntários deixassem as mãos imersas em água gelada pelo máximo de tempo que conseguissem. Enquanto realizavam a tarefa, podiam ouvir música, fazer cálculos mentais ou assistir a um comediante na TV.

Os psicólogos verificaram que quem ouvia música podia manter as mãos na água gelada por até cinco vezes mais tempo do que os demais voluntários.

A equipe defende que a música apresenta o melhor resultado porque além de distrair, tem a capacidade de envolver emocionalmente.

Nenhum comentário: