quinta-feira, março 03, 2005

Segredos da múmia em cores!

Eu sou fascinada por arqueologia. Vibro muito com essas descobertas fantásticas!







(O Globo On) Pesquisadores australianos e egípcios apresentaram nesta quarta-feira detalhes de uma descoberta histórica. No início da semana, eles haviam noticiado que encontraram a múmia mais preservada vista no Egito nas últimas décadas. É parte de um grupo de três múmias de 2.600 anos, desenterradas nas pirâmides de Saqqara, 25 quilômetros ao Sul do Cairo.

- As múmias pertencem à 26ª dinastia faraônica, que governou o Egito de 664 a 525 antes de Cristo - explicou a jornalistas o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Zahi Hawas. - Um dos corpos é de uma das múmias mais preservadas desta dinastia encontradas até hoje.

A 26ª dinastia faraônica regeu Egito depois do fim da ocupação persa, que durou quase 80 anos.

Cada uma das múmias estava um sarcófago com formas humanas. Os três foram desenterrados no domingo.

Um dos corpos, masculino, o mais bem preservado, apresentava contas coloridas usadas tipicamente como ornamento na época. As cores ainda são tremendamente fortes. A múmia estava num ataúde de 2,3 metros, talhado com uma imagem do deus Osíris e fechado com uma tampa que representa um homem com barba curvada, como a dos faraós.

Ao lado, um cofre de madeira guardava os ungüentos usados na mumificação e uma estatueta de madeira representando uma divindade.

Uma outra múmia, também masculina, tinha características semelhantes. As duas estavam envoltas em linho e cobertas dos pés à cabeça por uma rede de contas. As contas, num mosaico, ilustravam com eles seriam em vida. Acredita-se que uma das múmias seja do conselheiro do faraó Bibi I.

O terceiro corpo, de uma mulher, não estava bem conservado. Mas a imagem de seu rosto ficou, em outro mosaico de contas.

Ali perto, os pesquisadores descobriram várias tumbas pequenas, construídas em barro, que datam da 5ª dinastia - 2463 a 2322 a. C..

As escavações foram empreendidas por uma equipe da Universidade de Macquarie, na Austrália.

Nenhum comentário: