terça-feira, agosto 30, 2005

Stress no trânsito

Li no Globo Online que o trânsito é das maiores causas de stress que atinge as pessoas. Eu sofro disso, por isso a matéria me interessou e eu trouxe aqui umas dicas.

Não sei se resolve para mim, mas, pode ser legal para você.

Dicas dos especialistas para minimizar os efeitos do estresse no trânsito:

- Não deixe para entrar no carro em cima da hora de seu compromisso.
- Planeje o caminho que vai fazer antes de começar a dirigir.
- Se você estiver afobado, faça uma pausa e pergunte a você mesmo porque está correndo. Nem sempre há necessidade, pode ser apenas um hábito.
- Lembre-se que no carro ao lado há um motorista como você, que não tem nada a ver com seus problemas particulares.
- Faça caminhos diferentes. Um caminho mais longo, porém mais aprazível, pode ser relaxante.
- Música relaxante ajuda, mas quem dirige por longos períodos deve evitá-las para não dar sono. Rádios de notícias, dependendo da notícia, podem estressar qualquer um, até mesmo numa praia deserta.
- Palpitação, suor, irritabilidade excessiva com coisas sem importância são sintomas de estresse. Se você estiver sentindo um ou mais deles, é melhor deixar o carro em casa e optar por outra forma de transporte.
- Mantenha seu carro em boas condições mecânicas. É um estresse só ficar pensando na possibilidade de o carro enguiçar e você ficar a pé no meio do caminho.
- Encontre uma posição confortável do banco e do volante e tente manter o corpo relaxado. Exercícios de respiração podem ser um recursso para os mais estressadinhos.
- Use a buzina apenas em casos de emergência.

Nenhum comentário: