quinta-feira, abril 10, 2003

Tenho vários amigos e colegas que tem ido à Cuba e outros tantos que tem manifestado interesse na ilha de Fidel. Para estes estou repassando abaixo as dicas preciosas de minha amiga e afilhada de casamento, Beth, que esteve lá em lua de mel:

UMA VIAGEM À CUBA:

PONTOS DE INTERESSE TURÍSTICO EM HAVANA:

Havana Velha – passear pelas ruas, observar a arquitetura e imaginar tudo aquilo restaurado como o que foi feito no Pelourinho, mas também pensar que mesmo como tudo está ainda tem o seu charme.

Centro Histórico – onde se encontra música Cubana sendo tocada nas ruas ao vivo, uma feira de livros e alguns restaurantes legais.

Museu da Revolução – imperdível ver o “Granma” e imaginar a aventura de Fidel.

Praça da Revolução
Catedral de Havana – Belíssima.

Monumento à Marti – Grandioso.

Sorveteria Coppélia – imperdível sorvete e lembranças do filme ‘Morango e Chocolate’.

O Outdoor em frente ao prédio da Embaixada Americana com frases de efeito do tipo “mandando um recado ao inimigo”.

Passeio ao longo do Malecón, o calçadão a beira mar onde deve-se ter cuidado para não ser completamente molhado por uma onda mais violenta que bate no paredão que separa o mar da avenida.

OBS: Há um micro ônibus chamado Vaivém onde se paga uma vez e pode-se percorrer diversos pontos de interesse turístico, descendo quando quiser e tomando o próximo. Normalmente os hotéis informam a que horas eles passam.

NOITE EM HAVANA:

Para os que gostam de “atrações para turistas” do tipo PLATAFORMA 1 há o show no
TROPICANA CLUB.
Para os que querem ouvir a boa e velha música Cubana há o CAFÉ CANTANTE, uma espécie de CANECÃO onde se apresentam grupos de Salsa todas as noites.

La Bodeguita del Medio – restaurante famoso por ter sido muito frequentado por Hemingway, porém nada de extravagante.

HOTÉIS:

Nós conhecemos bem o Hotel Neptuno onde nos hospedamos. È um hotel realmente muito bom, bem confortável, amplo, com tudo o que um bom hotel deve ter. Ele faz parte de um
complexo de hotéis geminados chamado Neptuno-Tritón, os dois possuem o mesmo padrão.
Ficam situados um pouco afastados do centro, numa região de Hotéis e embaixadas. Ir ao
Centro a partir deles, somente de taxi ou de Vaivém.

No centro, em excelente localização há o Hotel Nacional, maravilhoso, porém imagino que
bastante caro, pois todas as vezes que leio ou vejo alguma matéria sobre um famoso visitando Havana, este sempre está hospedado no Nacional.


TRANSPORTE:

Há os taxis subsidiados pelo Governo – veículos novos, e os taxis particulares que combinam o preço antes da corrida, estes são Ladas russos ou carros americanos da década
de 50 em surpreendente estado de conservação, nós chegamos à conclusão que os cubanos são os melhores mecânicos do mundo, pois eles fabricam suas peças de reposição com os paupérrimos recursos de que dispõem.
Andamos nos dois tipos de taxi e os dois tem seu charme, pois um bate-papo com um motorista que faz sempre questão de contar um pouco sobre sua vida é sempre interessante.


PASSEIOS FORA DE HAVANA:

Praia – As de Havana que são próprias para banho são muito distantes, as próximas são impraticáveis, violentíssimas.
Prefira Varadero – A mais bela cor de mar que já vi na minha vida, afinal de contas é o mar do Caribe. Uma faixa de areia kilométrica e uma indescritível paisagem.

Pinar del Río – No caminho entre Havana e Pinar, veem-se as lavouras de tabaco e pode-se parar, e ao chegar lá pode-se conhecer uma autêntica fábrica de charutos (os melhores do mundo – segundo os cubanos e os entendidos no assunto).
Estes e outros passeios podem ser tratados nos balcões de empresas de turismo localizados dentro dos hotéis.


OUTRAS OBSERVAÇÕES:

Havana não é um lugar perigoso, não há muito o que se temer em termos de violência, acho que atenção é um termo melhor aplicado. Evite guias particulares que querem te levar para conhecer a “verdadeira Cuba”, eles podem querer te levar para lugares onde são vendidos clandestinamente charutos e rum ou para trocar dolares em locais não oficiais, e isso pode trazer problemas com a polícia.
Às vezes, à noite, você está andando por uma rua quase deserta e sem mais nem menos as luzes da rua se apagam, não se assuste, é apenas o racionamento de energia com que o povo cubano é obrigado a conviver há anos, não há motivo para sair correndo.

Experimente comer num “paladar” – casas de cubanos que servem refeições com sabor caseiro. Mas sempre pergunte o preço antes de comer para não ter uma surpresa indigesta.
E, acima de tudo, não espere encontrar pratos maravilhosos em Cuba (mesmo nos restaurante mais sofisticados), a variedade não é grande. Carne de boi é escassa, frango e porco são os mais presentes, o gosto dos cubanos é bem diferente do nosso para comida.
Também não se encontram com facilidades coisas para lanches rápidos ou guloseimas,
Leve algumas de reservam (biscoito, chocolate, etc.), pois é chato à bessa estar com vontade de comer algo assim e simplesmente não encontrar para comprar.

Não deixe de experimentar uma bebida chamada “Mojito” feita com Run e hortelã.
Traga para casa Run Havana Club.
Leve muitos filmes para fotografar.
Misture-se ao povo Cubano, converse com eles mesmo se o seu Espanhol não for dos melhores, eles se esforçam para te entender e acham lindo ouvir o nosso Português. São pessoas muito parecidas conosco, alegres, hospitaleiras, amantes da música, divertidas.
No final de tudo isso, tenha certeza de que você vai se apaixonar por Cuba, se não, acho que você não conheceu direito a ilha.

Saludos,
Beth.

Nenhum comentário: