terça-feira, agosto 12, 2003

Pesquisa sugere vitaminas para redução do colesterol infantil

(Globo On) WASHINGTON - Crianças e adultos jovens que herdaram ou desenvolveram colesterol elevado podem reduzir seu risco de ter as artérias bloqueadas tomando vitaminas C e E, disseram pesquisadores nesta segunda-feira, com base em um pequeno estudo publicado na revista médica "Circulation". As vitaminas não reduzem o colesterol, mas melhoram o fluxo sangüíneo nas artérias e podem prevenir os danos que evoluem até a aterosclerose - o enrijecimento das artérias que é um gigantesco fator de risco para ataques cardíacos.

Somente nos EUA, estima-se que 50 milhões de crianças tenham colesterol alto - e por isso um risco maior de problemas do coração.

O estudo acompanhou 15 crianças e jovens adultos, de 9 a 20 anos, que tinham uma taxa média de 242 de colesterol total e 187 do LDL, o chamado mau colesterol. Os níveis máximos aceitos são 200 e 130. Metade das crianças tomou doses diárias de 500 miligramas de vitamina C e 400 unidades internacionais de vitamina E, por seis semanas. A outra metade tomou placebo.

O colesterol pode ser reduzido usando-se estatinas, mas as drogas têm efeitos colaterais importantes e são desaconselhadas para crianças.

Nenhum comentário: