segunda-feira, setembro 29, 2003

E agora?!...Ficamos sem saída?....

Estudo diz que protetores solares não detêm raios ultravioletas



(Globo On Line) LONDRES - Em pesquisa publicada no "Journal of Investigative Dermatology, cientistas britânicos afirmam que algumas das marcas mais populares de protetor solar não detêm os raios ultravioletas (UVA) - que prejudicam a pele -, mas alertam que ainda são necessários mais estudos para medir a eficiência dos cremes.

Os autores sugerem que a melhor medida de proteção contra os raios ultravioletas continua a ser evitar sol e se cobrir. Segundo o pequisador Roy Sanders, coordenador do estudo, as amostras foram extraídas de pacientes depois de, por exemplo, operações plásticas nos seios.

Elas foram, então, expostas aos raios UVA sob intensidades semelhantes às da luz do sol. Esse tipo de raios é normalmente associado ao envelhecimento prematuro da pele e ao aumento nas chances de desenvolver câncer de pele.

Os raios UVA penetram na pele, libertando radicais livre que podem danificar o DNA, o que pode provocar câncer. Protetores solares deveriam evitar que isso aconteça.

No entanto, os médicos testaram três marcas conhecidas de protetor com fatores altos nas doses recomendadas. Os testes indicaram que, apesar de os cremes evitarem queimaduras, eles não detêm os raios ultravioleta.

Nenhum comentário: