quinta-feira, setembro 02, 2004

Cientistas descobrem gene do câncer que pode ter papel duplo

(Globo On) Cientistas franceses e americanos afirmaram, nesta quarta-feira, terem identificado um tipo de gene de câncer "duas caras". Segundo os especialistas, a descoberta pode levar ao melhor diagnóstico da doença e a tratamentos mais eficazes.Diferente dos outros genes do câncer - que ou provocam o aparecimento de tumores cancerígenos ou bloqueiam seu crescimento -, os pesquisadores da Universidade de Lyon, na França, e do Instituto Buck em Novato, na Califórnia, detectaram um gene responsável pelas duas ações.

Denominado DCC, o gene é um receptor localizado na superfície das células. Antes, acreditava-se que seria um gene supressor, capaz de impedir o crescimento de tumores. Mas agora os cientistas descobriram que uma proteína é capaz de fazer com que o gene seja modificado e desencadeie a doença.

- Essa nova linha de pesquisa abre caminho para terapias em potencial e para testes de diagnóstico do câncer - contou Dale Bredesen, presidente do Instituto Buck e co-autor da pesquisa publicada no jornal científico "Nature".

Nenhum comentário: