quarta-feira, setembro 01, 2004

O Teste do Filtro Triplo




Para ler e meditar...

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado
pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo
aproximou-se dele e disse:
- Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?
Então Sócrates respondeu:
- Espera um momento. Antes que me digas alguma coisa,
gostaria de fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo".
- O que é isso, Sócrates?
- Antes que me fales do meu amigo, talvez fosse uma boa idéia
parar um momento e filtrar muito bem aquilo que vais dizer.
A isso chamo de Filtro Triplo.
E continuou:
- O primeiro filtro é a VERDADE. Tens a certeza absoluta de
que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
O homem, balbuciante, respondeu:
- Não, o que acontece é que eu ouvi dizer que...
E Sócrates fuzilou:
- Bem, se é assim, não sabes se é VERDADE.
Passemos então ao segundo filtro, que é a BONDADE. Responde-
me agora: o que me vais dizer sobre o meu amigo é algo bom?
- Não, muito pelo contrário...
- Então, queres dizer-me algo mau sobre ele e, ainda por
cima, nem sabes se é ou não verdadeiro.
- Mas bem, pode ser que ainda passes pelo terceiro filtro,
que é a UTILIDADE.
- Por isso, me esclarece:
- O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?
- Não, acho que não... - disse o homem sem entusiasmo.
E assim Sócrates concluiu:
- Bem, se o que me dirás não é bom, nem útil e muito menos
verdadeiro, para quê dizer-me???

Nenhum comentário: