terça-feira, setembro 14, 2004

Felizmente ainda existem poetas!

E ainda bem que os poetas gostam de mim.
Hoje meu amigo amigo, o jornalista Antero Gomes, me pediu para eu ler uma poesia dele e comentar. É engraçado, pois há alguns anos atrás, outro amigo, que também gosta de escrever começou a me mandar textos e poesias para eu comentar.
Isso é estranho, pois, apesar de ter me formado em Letras, nunca ganhei a vida fazendo comentários literários. Bem, eu me considero apenas uma pessoa que gosta de ler poesia. A poesia é daquelas coisas que fazem a vida parecer bonita, que a humanidade pode ser boa, coisas assim...

A poesia que li hoje, ainda sem nome, me encantou. E resolvi compartilhá-la com vocês:

"Não é fácil pensar em vc nesse dia sem vento.
A suave brisa dos cataventos.
Não há um sopro manso no varal.
Estou só num quadro holandês.
Nenhuma rosa foi plantada este ano no quintal.
No canil, nem a companhia de um cachorro pequinês.

O patrão tem olhos de aço.
Ele repousa sua navalha afiada sobre as plantações de trigo.
Manda que fechem as portas sobre seu cansaço.
Ele é justo mas duro mesmo consigo.

-E ficou apenas o cheiro de fruta madura, de pêra viúva, de formiga saúva. E ficou apenas vc.

Não é fácil não ser mais burguês.
Ter agora que esperar a sua vez.
É penoso ter sede sem um vinho para beber.
E o que já se plantou não poder colher.
Os filhos não poder beijar,
nenhuma estátua poder erguer.

São oito horas na casa de minha mãe.
Ela escolheu um vestido no armário.
Cada um a fazia pensar no dia quente que não soprava.
(E já sabia por que a tardes horas eu não chegava)
Nâo havia mais motivo para se preocupar.
Pois tudo sempre àquela rua dava.
Onde há folhas que me fizessem novamente respirar.

-E ficou apenas o cheiro de fruta madura, de pêra viúva, de formiga saúva. E ficou apenas vc. "


Nenhum comentário: