segunda-feira, abril 25, 2005

Hibernação forçada pode salvar vidas humanas

(Globo On) Ratos forçados a inalar sulfato de hidrogênio, entram em um tipo de hibernação que, segundo relato de pesquisadores americanos na última quinta-feira, pode ajudar a salvar vidas humanas.

Embora o sulfato de hidrogênio seja tóxico em doses elevadas, ele pode ativar alguns dos mecanismos que levam outros animais a hibernarem, segundo artigo publicado na revista "Science".

Se houver uma forma segura de fazer isso com humanos, poderão surgir novas formas de tratamento do câncer e de hemorragias, além de ajudar na recuperação de cirurgias, de acordo com a equipe do Centro Fred Hutchinson de Pesquisa do Câncer.

"Estamos, essencialmente, transformando temporariamente ratos de animais de sangue quente em criaturas de sangue frio, que é exatamente a mesma coisa que acontece naturalmente quando os mamíferos hibernam", afirmou Mark Roth, que comandou o estudo, em uma nota.
"Achamos que essa pode ser uma habilidade latente de todos os mamíferos - potencialmente até de humanos - e estamos simplesmente colocando rédeas no processo, ligando-o e desligando-o, induzindo a um estado de hibernação deliberada - afirmou o bioquímico.

Também o tratamento do câncer poderia melhorar, segundo ele, pois o tecido saudável pode "hibernar" enquanto doses mais elevadas de radiação matam as células doentes.
- Hoje em dia, no tratamento da maioria das formas de câncer, estamos matando as células normais muito antes de matarmos as células do tumor. Ao induzir a hibernação metabólica no tecido normal, estamos pelo menos equilibrando o terreno de jogo - disse Roth.

Nenhum comentário: